3 DICAS DE DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL


3 DICAS DE DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL

A decoração é uma ação prazerosa, e agora ainda mais devido à possibilidade de ser realizada de uma forma sustentável.  Como todos os gestos (pequenos e grandes) contam neste processo, trazemos algumas dicas para um design de interiores mais impactante na qualidade de vida e na preservação do nosso planeta.

1 - Integrar peças antigas na decoração
Reutilizar móveis antigos é uma das formas mais simples para começar uma decoração sustentável. Há várias formas de reutilizar os seus móveis e uma delas é estofá-los com tecidos elegantes, sustentáveis e de qualidade. Os tecidos conferem caráter inegável a cada peça e ditam a sua personalidade. Tenha atenção para selecionar sempre tecidos sustentáveis na sua produção, ou com características easy-clean ou repelente de líquidos. A inovação neste setor está a orientar esta vertente para soluções mais híbridas, onde pode conciliar tecidos outdoor e indoor, para projetos integrados e com as características que estes super-tecidos técnicos lhe conferem.
 
2 - Privilegiar a iluminação natural
Mesmo que o espaço que deseja decorar não disponha de uma grande orientação solar ou janelas de grande dimensão, ainda é possível aproveitar ao máximo a luz do dia. Para isso deve optar por escolher cores claras tanto para as paredes como para o mobiliário para que seja possibilitada uma maior reflexão da luz e o espaço fique mais iluminado. Esta estratégia melhora a harmonia do seu espaço, tornando-o mais elegante e reduz a necessidade de utilização de iluminação artificial e consequentemente reduz o consumo de energia elétrica.
 
3 - Escolha materiais amigos do ambiente
Procure utilizar sempre materiais naturais, sustentáveis ou provenientes de fontes renováveis. Na área da Decoração de Ambientes, a Aldeco tem vindo a especializar-se na criação de respostas com tecidos eco-friendly e tem vindo a adicionar à sua gama de ofertas, soluções cada vez mais ecológicas e sustentáveis. Como exemplo, temos o caso de 3 propostas da última coleção, Future Healing, que conta com os tecidos: Rescue Easy Clean FR, Bio Recycled FR e Recycling.

O tecido Rescue Easy Clean FR é, sem dúvida, a resposta perfeita no combate ao desperdício têxtil e poluição da indústria têxtil. Este tecido é feito de material derivado de garrafas de plástico recuperadas dos oceanos. É um recurso 100% sustentável pois, para além de limpar os oceanos, não gera qualquer tipo de desperdício na sua produção.  

Bio Recycled FR é um tecido de estofo inspirado na beleza do tweed clássico, feito de Rolefin, um fio inovador produzido a partir de resíduos têxteis de pré consumo, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono. Assim, a sua produção é reduzida a zero no consumo de água e limitada no gasto de energia, o que permite manter o ambiente limpo e seguro. Esta fibra possui Recycled Claim Standard 2.0 Certification e é considerada a fibra sintética convencional mais sustentável.

Recycling é um tecido de largura dupla, composto por fios produzidos a partir de resíduos pré e pós consumo evitando, assim, o desperdício de materiais e adequado para estofo ligeiro.
Estas matérias recicladas seguem uma cadeia de produção certificada, com o objetivo de proporcionar a rastreabilidade ao longo de todo o processo.
GLOBAL RECYCLED STANDARD (GRS) é uma das mais importantes organizações que promovem internacionalmente o desenvolvimento responsável e sustentável no setor têxtil, de modo a encorajar a redução do consumo de energia e aumentar a qualidade dos produtos reciclados.

Estes têxteis são 100% sustentáveis e estão disponíveis em diversas cores, o que os torna na escolha certa para quem procura elementos de decoração sustentáveis.
 

2022-01-03